A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Presidente Tancredo Neves, foi fundada no ano de 1988 na gestão do prefeito José Marianos Sobrinho.
Na época o prefeito para homenagear o falecido presidente da República
Tancredo Neves, colocou o nome da escola. Que funcionou até 1999 sem
autorização. Foi no final de 1999 que a escola recebeu a visita da Inspeção
Escolar, sendo autorizada para o funcionamento pelo Conselho Estadual de
Alagoas.
A Escola Municipal de Educação Básica Presidente Tancredo de Almeida
Neves situada na Avenida Joaquim Tetê, nº 468 na cidade de Canapi, Estado de
Alagoas, é uma instituição de ensino de caráter público, mantida pela
Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Canapi.
A Escola funciona nos turnos matutino com as turmas de 1º ao 5º ano,
vespertino e noturno com as turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O funcionalismo é composto de 01 (uma) diretoria geral, 03 diretores adjuntos, indicados pela Secretaria Municipal de Educação e governo
municipal, 07 coordenadores pedagógicos e mais 110 outros funcionários entre professos, agentes administrativos, vigias, coordenadores de disciplina, bibliotecárias, serviçais e manutenção.
Contamos ainda com um amplo espaço físico distribuído entre 15 salas de aula, todas elas bem iluminadas, equipadas e climatizadas com ar-condicionado, assim como as salas da direção, coordenação, professores, recursos (sala de apoio aos alunos com deficiência), sala de vídeo e secretaria escolar.
A escola dispões também de um ginásio de esportes amplo e seguro para as atividades extraclasse de nosso corpo discente.
Organização do Ensino
A Escola Municipal de
Educação Básica Presidente Tancredo de Almeida Neves desenvolve sua prática
pedagógica fundamentada na concepção histórica - crítica. Ainda lutando contra
o tradicionalismo pedagógico. Desenvolvem uma prática educativa com dinamismo,
interdisciplinaridade, contextualização, flexibilidade, autonomia, participação
e adequação ao mundo da tecnologia.
Nosso currículo está embasado nas Diretrizes Curriculares do Ensino
Fundamental, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, Referencial Curricular da
Escola Norma, Proposta Curricular da Secretaria da Educação (1996), Proposta
Curricular da Educação de Jovens e Adultos e nos documentos do Conselho
Estadual de Educação.
Nosso planejamento é realizado semestralmente, durante uma semana no
início do ano letivo. Enquanto que, o planejamento de ensino é feito
bimestralmente, onde são discutidos todos os processos de ensino-aprendizagem,
incluindo a seleção dos conteúdos, as atividades metodológicas e avaliação.
Os conteúdos são analisados e divididos por semestre, flexibilizando-se a
realidade da escola.
Os livros didáticos são selecionados pela coordenação pedagógica e
professores. A escola recebe exemplares para análise, estuda-se o material e levam-se
em consideração os seguintes critérios: qualidade dos conteúdos, informações
claras, observações de gravuras, exercícios, atividades metodológicas, papeis e
letras legíveis.
A nossa proposta de avaliação está explícita no Regimento Escolar.
Os critérios de formação de classes seguem as orientações da 11ª CRE e
buscaremos obedecer ao limite máximo de vagas por turma, proposto pela
resolução nº. 055/2002 – CEE/AL, que diz:
Ensino Fundamental Regular:
1º
e 2º anos do ensino fundamental – mínimo de 20 alunos e máximo de 25;
3º e 4º anos – mínimo de 25 e máximo de 30 alunos;
5º e 6º anos – mínimo
de 25 e máximo de 40 alunos;
7º 8º e 9º anos –
mínimo de 25 e máximo de 45 alunos;
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